Este livro problematiza, no plano do saber e do poder, as práticas curriculares de educação infantil que entrecruzam os documentos nacionais publicados pelo Ministério da Educação via Secretaria de Educação Básica (MEC/SEB) nos anos 90. A obra procur a situar a pedagogia e a psicologia como os saberes que integram os documentos e apresenta uma série de princípios, orientações didáticas e estratégias de ensino/aprendizagem para forjar uma formação contínua e produtiva da criança com base na cogniç ão, para constituir um sujeito autônomo, empreendedor e ativo na aprendizagem via o dispositivo curricular na educação infantil. Ambos vão sendo organizados no sistema de expertise que assinala racionalidades específicas desenvolvidas pela economia p olítica global, ao produzir subjetividades infantilizadas, as quais estão sempre se atualizando no corpo social. Desse modo, a autonomia aparece nos documentos como uma estratégia disciplinar na preparação da criança para o governo e controle de cond uta no aprendizado, ou seja, a promoção de um indivíduo autogovernado no futuro, alinhado ao capitalismo cognitivo e à produção de práticas de si.
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L020-9786525003238 |
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Autor |
DA, SILVA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
131 |
Ano de edição |
2021 |