• DE COMO “O SERTÃO VIROU MAR” OU DE COMO “O CEARÁ SUPEROU O ANALFABETISMO ESCOLAR”

Este livro apresenta a análise e os resultados do estudo da implementação do Prêmio Escola Dez (Pendez) em quatro pares de escolas localizadas na região do Cariri, estado do Ceará. Procura compreender como acontece a implementação da política a parti r da percepção e atuação dos agentes implementadores: professores, coordenadores, diretores e gerentes do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). O Pendez premia anualmente, desde 2007, as 150 escolas com melhor desempenho nas avaliações do Spaece e Spaece-Alfa dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. Ao mesmo tempo, oferece auxílio financeiro às escolas com menor desempenho, no valor de 50% do total dos recursos financeiros destinados às escolas premiadas. A pesquisa foi desenvolvid a em oito escolas municipais localizadas em três cidades do sertão cearense. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os agentes ligados à implementação da política. As observações do espaço, da estrutura física e do contexto social ocorrera m durante as visitas a cada escola e secretarias de educação. Nessa ocasião também foram coletados documentos relativos às ações do Pendez e à própria escola. Os dados do Spaece-Alfa foram utilizados na seleção dos pares de escolas que fizeram parte da pesquisa e na interpretação do seu desempenho. Os resultados das análises apontaram que características de responsabilização, meritocracia, colaboração e equidade, presentes na política, influenciam as ações das escolas, interferem nas práticas pe dagógicas dos coordenadores, professores e alunos, provocando pressão e competição por resultados. Cria-se nos municípios uma cultura de avaliação. Conclui-se que o Pendez traz a melhoria da educação nos municípios e no estado, e ao mesmo tempo tem t ransformado e elevado os índices de desempenho educacionais nas avaliações externas. A política tem provocado uma mudança radical nas concepções de ensino de professores e na gestão escolares e municipais, fazendo com que quase todas as ações educaci onais promovidas pelas escolas e secretarias de educação estudadas girem em torno das avaliações externas.

Código: L020-9786525031002
Código de barras: 9786525031002
Peso (kg): 0,380
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor OCÉLIA, MOTA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 275
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

DE COMO “O SERTÃO VIROU MAR” OU DE COMO “O CEARÁ SUPEROU O ANALFABETISMO ESCOLAR”

  • BROCHURA

  • OCÉLIA, MOTA

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ