• BIBLIOTERAPIA E LITERATURA INFANTIL NA AUTOESTIMA DA CRIANÇA

O estudo analisa as possibilidades de uso da literatura infantil no desenvolvimento emocional da criança e o fortalecimento da sua autoestima. Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação com dados produzidos em encon tros com crianças em uma escola municipal. Foram exploradas quatro obras de literatura infantil: Esquisita como Eu, de Martha Medeiros, Monstros e Ladrões, de Celso Gutfreind, Os Problemas da família Gorgonzola, de Eva Furnari, e Diversidade, de Tati ana Belinky. Na sequência, as crianças produziram um livro, contando sua própria história. Os dados coletados indicam que ao identi¬carem suas esquisitices, seus medos, as diferenças familiares e suas próprias diferenças, as crianças estão se conhece ndo e aprendendo a gostar de si e dos outros. A partir das obras selecionadas, elas puderam falar e representar os seus sentimentos. A biblioterapia pode auxiliar crianças que apresentam desorganização em seus sentimentos e autoestima baixa a se comp reenderem como agentes e autores de suas ações, melhorando seu relacionamento consigo mesmas e com os outros. Gostar de si é sentimento imprescindível para vir a gostar dos outros e a ser gostado por eles.

Código: L020-9786525050614
Código de barras: 9786525050614
Peso (kg): 0,158
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 15,00
Espessura (cm): 1,00
Autor ELAINE, MICHELE
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 108
Ano de edição 2023

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

BIBLIOTERAPIA E LITERATURA INFANTIL NA AUTOESTIMA DA CRIANÇA