A prática leitora é vital para a promoção da saúde intelectual do indivíduo e da comunidade. Mais que a prática, a competência leitora garante inserção social e profissional que faz os educadores voltarem-se para a área da leitura, a fim de desenvolv ê-la junto a seus alunos. Assim, os artigos que compõem esta obra focam sua atenção sobre a leitura por meio das reflexões aqui propostas. Essas reflexões envolvem a compreensão de textos literários pluriculturais, a percepção de multimodalidades dis cursivas e o acesso a gêneros textuais em língua materna e em língua estrangeira – em uma era de globalização. Tais temas são neste livro abordados em dois momentos: nos Estudos de Leitura na Literatura e nos Estudos de Leitura na Linguística e na Li nguística Aplicada.
Na parte dedicada à relação entre leitura e literatura, os artigos destacam: a atividade do professor formador de leitores, a relevância da leitura literária em sua especificidade e a importância da seleção dos textos literários por parte do professor discutem-se as poéticas narrativas contemporâneas, observando a complexidade da representação dos processos de rememoração na pós-modernidade provoca-se a revisão de parâmetros e conceitos teóricos na leitura de obras indíge nas brasileiras e desafia-se o leitor a refletir sobre o diálogo Literatura-Artes Visuais, a fim de promover também o multiletramento.
Código: |
L020-9788572922593 |
Código de barras: |
9788572922593 |
Peso (kg): |
0,289 |
Altura (cm): |
21,10 |
Largura (cm): |
15,10 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Autor |
TOLEDO, MENDONÇA |
Editora |
CHAMPAGNAT |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
179 |
Ano de edição |
2012 |