• APRENDIZAGEM MÓVEL: UM NOVO PARADIGMA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA COLABORAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Aprendizagem Móvel: um novo paradigma para facilitar a aprendizagem significativa por meio da colaboração nas redes sociais consiste num recurso didático para aqueles docentes que almejam não somente um processo de ensino e de aprendizagem mais sinto nizado com a realidade de seus alunos, mas que também buscam capacitar-se sobre as novas ferramentas e os novos modelos que surgem com a ascensão da computação móvel e das Redes Sociais na Internet (RSI) em nosso dia a dia. Atualmente, vive-se na Soc iedade da Informação (SI), num meio no qual as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) fazem cada vez mais parte do cotidiano das pessoas, já estando a elas assimiladas em seu âmbito pessoal. Contudo, observa-se que as TDICs geralmen te não são empregadas de forma efetiva nos processos educativos na SI, pois muitos professores e estudantes permanecem presos a posturas dogmáticas, fechadas e unilaterais. Dessa maneira, pretendendo ultrapassar essa visão tradicional de educação e a linhar o perfil dos discentes com os processos educativos desse novo milênio, a presente obra procura contribuir nessa área, abordando tanto os paradigmas computacionais como os das teorias de aprendizagem, uma vez que emerge um novo modelo educacion al — o m-learning ou a aprendizagem móvel — que possibilita o emprego efetivo das TDICs nos processos de ensino e de aprendizagem na SI. Este estudo — com aporte teórico em diversos autores, entre os quais se destacam Vygostky, Bruner e Ausubel, apoi ados por Júlio Cesar Santos e Pierry Dillenbourg, entre outros —, além de caracterizar esse novo paradigma educacional, propõe uma estratégia didático-pedagógica denominada COLMEIAS, a qual representa um caminho alternativo para aqueles educadores qu e desejam promover uma educação mais coerente com a atualidade, sendo ainda compartilhada a sua aplicação por meio de um estudo de caso na Matemática para aproximar mais a teoria com a prática. Destaca-se, também, que o presente livro pretende contri buir nas atividades pedagógicas tanto síncronas como assíncronas, isto é, por meio dessa nova modalidade de aprendizagem, identifica-se a possibilidade de se enriquecer não somente os processos de ensino e de aprendizagem de cursos presenciais, mas t ambém daqueles voltados para a educação a distância ou que empreguem atividades não presenciais, tornando-os mais colaborativos e consequentemente desenvolvendo conteúdos mais significativos para os educandos da SI.

Código: L020-9786525019178
Código de barras: 9786525019178
Peso (kg): 0,300
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,20
Autor PIRES, IAHNKE
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 214
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

APRENDIZAGEM MÓVEL: UM NOVO PARADIGMA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA COLABORAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

  • BROCHURA

  • PIRES, IAHNKE

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ