• FORMAÇÃO CONTINUADA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

O livro Formação continuada com tecnologias digitais: ensino de funções quadráticas visa compreender como o uso das tecnologias digitais pode contribuir para o ensino das funções quadráticas, a partir das reflexões produzidas por professores de Matem ática inseridos num contexto de formação continuada na educação on-line. Para tanto, foram analisadas as contribuições presentes numa proposta formativa que envolveu um curso extensionista denominado Tecnologias Digitais no Ensino de Funções Quadráti cas (TDEFQ), ofertado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Metodologicamente, a proposta estrutura-se como um estudo majoritariamente qualitativo, do tipo pesquisa participante. Quanto às técnicas de produção de dados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, realizadas numa dimensão on-line, e a análise documental das atividades produzidas pelos professores-cursistas participantes, selecionados por meio de um critério específico, centrado na convergência da abordagem de seu trabalho de conclusão de curso ao discutir o ensino de funções quadráticas mediado por tecnologias digitais. Esse processo foi complementado juntamente com as observações das interfaces utilizadas na proposta formativa. A fundamentação teórica estru tura-se a partir de três eixos principais, a saber: a formação continuada, com ênfase nos estudos produzidos por Imbernón (2010) e Nóvoa (1991 1992 1995 1999) as tecnologias digitais, com ênfase nos estudos produzidos por Lévy (2008 2011), Borba e Penteado (2005) e Borba, Scucuglia e Gadanidis (2014) ensino de funções quadráticas, com ênfase nas discussões promovidas por Lima et al. (2001 2004 2005) e Fiorentini (1995). Sendo assim, os resultados produzidos destacam as reflexões trazidas pelos professores e evidenciam uma mudança nas suas práticas pedagógicas em relação ao ensino de funções quadráticas, pois eles unanimemente passaram a valorizar as tecnologias digitais como metodologias capazes de ressignificar o conteúdo matemátic o das funções quadráticas, a partir da construção de ambientes que valorizam a investigação, a experimentação e a visualização para o centro da atividade Matemática. Além disso, os espaços on-line interativos do curso mostraram uma diversidade de dad os com uma riqueza e complexidade de informações, sobretudo para revelar que o grupo de interlocutores do curso apresenta uma identidade própria para o desenvolvimento do trabalho de ensinar funções quadráticas com as tecnologias digitais. Por fim, a

Código: L020-9786525021560
Código de barras: 9786525021560
Peso (kg): 0,260
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor DE, OLIVEIRA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 162
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

FORMAÇÃO CONTINUADA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

  • BROCHURA

  • DE, OLIVEIRA

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ