• LEITURAS SOBRE RICHARD RORTY E A EDUCAÇÃO

O neopragmatismo de Rorty tem sido considerado uma das posições filosóficas que têm procurado enfrentar os impasses gerados pela filosofia moderna enquanto “metafísica da subjetividade”. Devedor da virada linguística e da virada pragmática, responsáv el por uma leitura completamente diferente e original dos clássicos do pragmatismo americano (Pierce, James e Dewey), articulador de elementos extraídos do pensamento de filósofos americanos contemporâneos (Quine, Davidson, Kuhn, Sellars e Putnam) e dos “três filósofos mais importantes do século XX” (Wittgenstein, Heidegger e Dewey), Rorty tem a pretensão de “descrever” as relações entre homem e meio ambiente seguindo uma linguagem naturalista. Com isso, ele pretende escapar do essencialismo da teoria da subjetividade moderna (“metafísica da subjetividade” na linguagem heideggeriana) que se estruturou no modelo epistemológico da relação sujeito/objeto. Conforme ele mesmo escreve em Filosofia e o espelho da natureza, “do ponto de vista educa cional, enquanto oposto ao epistemológico ou tecnológico, o modo como as coisas são ditas é mais importante que a posse de verdades. [...] Como ''''''''educação'''''''' soa um tanto prosaico demais, e Bildung um tanto estrangeiro demais, irei usar ''''''''edific ação'''''''' para representar esse projeto de encontrar modos novos, melhores, mais interessantes, mais fecundos de falar”.

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Autor CARINA, TONIETO
Editora MERCADO DE LETRAS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 260
Ano de edição 2013

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