• Theodoro de Moraes na história da alfabetização no Brasil

Esta obra discute a contribuição do educador paulista Theodoro de Moraes (1877-1956) para a disseminação da assim denominada “pedagogia moderna” no Brasil, tanto por meio de sua atuação em cargos e funções no magistério como de sua produção ensaístic a e pedagógica, extremamente prolífera. Além de participar da produção de documentos oficiais, Moraes elaborou artigos para periódicos, textos de literatura infantil, livros, cartilhas e ainda foi tradutor e conferencista. O educador, de acordo com a autora, defendia com ênfase o ensino da leitura para crianças e para adolescentes e adultos, pelo chamado método analítico, um componente essencial da pedagogia moderna e que se destaca pela busca da praticidade e o uso da intuição. Por este método , o ensino deve ser gradual, completo e contínuo, de modo a favorecer a atividade individual do aluno. O processo de ensino seguiria, dessa forma, “do mais simples para o mais complicado” e avançaria “passo a passo”. O educador prescrevia ainda prát ica e exercícios constantes e o uso comedido das regras durante o transcorrer das atividades didáticas. Muito graças a Moraes, o método analítico para o ensino inicial da leitura – que se tornara oficial para as escolas primárias do estado de São Pau lo entre o fim do século 19 e o início do século 20 – teve um inegável revigoramento e deixaria marcas indeléveis na educação do país.

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Autor Pereira de Oliveira, Barbara Cortella
Editora UNESP
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 179
Ano de edição 2013

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Theodoro de Moraes na história da alfabetização no Brasil