A presente obra apresenta a utilização da Etnobotânica como possibilidade de conexão entre a educação básica e profissional, no currículo integrado da educação profissional científica e tecnológica. Contempla, ainda, um referencial histórico da educa ção profissional no Brasil, desde a sua implantação nos idos do século XX, além de apresentar um quadro teórico sobre o currículo integrado e sua articulação na educação profissional de nível médio, apresentando um estado do conhecimento sobre a temá tica abordada na pesquisa, na região Norte do Brasil. O caminho metodológico percorrido nesta investigação foi de cunho qualitativo. Adotamos essa abordagem, pois entendemos que o “pesquisar” em educação difere-se de outras áreas de interesse humano, uma vez que ela reconhece a subjetividade na busca pelo conhecimento, permitindo possíveis inferências sobre os saberes coletivos. Trazemos como embasamento investigativo o Estudo de Caso, explorado em todas as suas vertentes e sua utilização na pes quisa educacional. As técnicas de coleta de dados consistiram na análise de documentos sobre a educação profissional, Projeto Pedagógico de Curso e resoluções que estabelecem as diretrizes dessa modalidade na educação. As fontes de evidências foram a s entrevistas realizadas com os professores e alunos que compõem o local de investigação. Foram utilizados, também, alguns registros de campo, coletados durante as entrevistas. Além disso, o texto apresenta uma articulação teórica sobre a transversal idade da Etnobotânica e a educação ambiental, bem como, as suas possibilidades de inserção no ensino de Ciências.
Os dados revelaram que a comunidade docente e discente do IFRO/campus Cacoal é detentora de uma gama de conhecimentos sobre plantas med icinais, que podem e devem ser utilizadas como eixo de integração nas disciplinas do curso, porém, esses conhecimentos não são explorados no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, recomendamos que a Etnobotânica seja inserida na matriz do curso, com base nos dados revelados na pesquisa, que evidenciaram a possibilidade dessa na conexão entre a educação básica e profissional.
Código: |
L112-9786525026343 |
Código de barras: |
9786525026343 |
Peso (kg): |
0,250 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
GUARIM, NETO |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
152 |
Ano de edição |
2022 |