Ao judeu, o domínio cristão no Ocidente impôs severas limitações a sua integração nas coletividades majoritárias circundantes. Afora os períodos de perseguição e expulsão em vários quadrantes do continente europeu e o confinamento em guetos, os filho s de Israel eram impedidos de exercer certos misteres profissionais, de adquirir terras, de participar da vida política e, em grande medida, do debate cultural. Perversamente, tornaram-se alvo de uma tipificação, sempre baseada em estereótipos e imag ens negativas, ancorada nos papéis sociais que compulsoriamente desempenhavam. A acusação de deicidas na Idade Média levou ao auge o preconceito e até hoje é uma das principais causas do antissemitismo, às quais se acrescentaram os mitos procriados p elas falsas ciências e pela s não menos falsas ideologias. Forjada, assim, a máscara social do judeu, ela passa a manifestar-se também na produção da cultura e das artes, principalmente na cena teatral que sempre foi, e continua sendo, uma das mais v ivas arenas dos conceitos e preconceitos em debate e embate na sociedade. Máscara e Personagem: O Judeu no Teatro Brasileiro, de Maria Augusta de Toledo Bergerman, como produto de uma longa e minuciosa pesquisa, analisa a inserção do tipo judeu na dr amaturgia brasileira, pautada pela exploração superficial dos clichês herdados e realimentados e pela tipificação negativa, configurando-se, afinal, como um veículo de manutenção de preconceitos.
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Autor |
TOLEDO, BERGERMAN |
Editora |
PERSPECTIVA |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
160 |
Ano de edição |
2013 |