• ENSINAR HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO SÉCULO XXI: A DIVERSIDADE EM DEBATE

Este livro aborda a formação de professores e o ensino de história africana, afro-brasileira e indígena, tendo como referência a implementação das Leis n.º 10.639/03 e n.° 11.645/08 e as respectivas Diretrizes Curriculares. Analisa os impactos das le is na formação inicial de professores de História e no ensino dessas temáticas em escolas públicas e privadas de educação básica. O referencial teórico-metodológico inspira-se no multiculturalismo crítico e na abordagem qualitativa, combinando a anál ise de fontes orais e documentais (leis, diretrizes, currículos e outros), e na produção bibliográfica sobre o tema. Os sujeitos da pesquisa foram professores de História em fase inicial da carreira docente e professores formadores de cursos de Histó ria. O livro preocupa-se em apresentar debates a partir de alguns questionamentos basilares: quais foram os impactos das leis de ações afirmativas nos currículos e na prática docente nos cursos de licenciatura em História? Quais saberes, experiências e concepções foram apreendidos e produzidos pelos professores iniciantes? O que os professores iniciantes sabem e o que pensam sobre a educação das relações étnico-raciais? Como lidam com a questão étnico-racial em sala de aula na educação básica? Q uais as principais dificuldades encontradas e quais são os caminhos percorridos para o enfrentamento dessas problemáticas? Este livro pretende, assim, contribuir para o debate sobre a formação de professores de História e as relações com os saberes e as práticas pedagógicas no ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena no atual contexto educacional brasileiro.

Código: L020-9788547324490
Código de barras: 9788547324490
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor MARIOTTO, CEREZER
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 359
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

ENSINAR HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO SÉCULO XXI: A DIVERSIDADE EM DEBATE