Cinemas transversais reúne autores e debates sobre formas expressivas contemporâneas como performances audiovisuais, microcinema, cinema móvel, projeções no espaço público e ainda o canônico cinema da sala escura. O heterodoxo corpo de experiênc ias propõe arqueologias entre meios como a fotografia, as artes visuais, o cinema de artista, a artemídia e as partituras dos compositores Jonh Cage, Cornelius Cardew e Iannis Xenakis, em artigos de Arlindo Machado, André Parente, Kátia Maciel, Ana C arvalho, Cornelia Lund e Valentina Monteiro. Mary Ann Doane, pesquisadora internacionalmente reconhecida e pouco traduzida no Brasil, toma a escala do Imax aos smartphones como ponto de partida para pensar o esvaziamento da imagem por sua mercantiliz ação e a resistência em projetos como a poética instalação de Jim Campbell cuja visibilidade é dada pela respiração e batimento cardíaco do artista. Esther Hamburger também investe na dimensão política da imagem, ao analisar a participação dos meios de produção e distribuição audiovisual domésticos, nas manifestações de junho de 2013 em São Paulo. A última parte deste volume dedica-se à Performance Audiovisual com entrevistas dos realizadores Alexandre Rangel (VJ Xorume), Caio Fazolin, Henrique Roscoe (VJ 1mpar), Almir Almas e convidados e o coletivo Embolex sobre seus processos de criação. Com curadoria de Patrícia Moran e VJ Spetto esses artistas e pesquisadores se apresentaram em São Paulo. Mia Makela, pioneira na reflexão e realização d e Cinema ao Vivo, parte de Andrei Tarkovski para apresentar seu processo criativo e discutir o cinema contemporâneo. O ator, diretor e pesquisador de performance audiovisual e artes cênicas Steve Dixon discute sua trajetória com Rubens Rewald, que co mo Dixon é ator, diretor, e pesquisador. Marcus Bastos avalia criticamente as apresentações, localizando historicamente a estratégias discursivas e escolhas estilísticas dos realizadores. Em “A síntese de uma cena” Bastos recupera a ainda pequena lit eratura sobre experiências de performances audiovisuais ao vivo comparando a situação brasileira à internacional. Com esse espectro amplo de autores e abordagens, Cinemas transversais provoca a reflexão sobre um campo que se debate em busca de redefi nir fronteiras — entre formas e temporalidades artísticas que de alguma maneira recorrem às imagens e sons. PATRÍCIA MORAN é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Professora e pesquisadora no Departamento de Rádio Cinema e TV da ECA/USP e d
Código: |
L112-9788573214864 |
Código de barras: |
9788573214864 |
Peso (kg): |
0,350 |
Altura (cm): |
22,50 |
Largura (cm): |
15,50 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Autor |
Moran, Patricia |
Editora |
ILUMINURAS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
216 |
Ano de edição |
2016 |