Esse estudo versa sobre o ensino intercultural das artes visuais na escola e é constituído por dois eixos principais: a multiculturalidade no Brasil e a estética feminina do cotidiano. Discute tendências contemporâneas internacionais sobre educação i ntercultural e sobre o ensino das artes visuais. A estética do cotidiano é abordada por meio do conceito de "fazer especial" desenvolvido por Dissanayake e de "valor estético" desenvolvido por Rader e Jessup. Para trabalhar com a estética do cotidian o no ensino das artes visuais foi necessário ampliar o conceito de arte usualmente utilizado na escola para um sentido mais amplo de experiência estética, incluindo, dessa forma, as chamadas "artes menores".
O trabalho envolveu uma pesquisa de campo sobre a estética feminina do cotidiano nas famílias de alunas(os) de uma escola municipal de ensino básico da cidade de Santa Maria, RS, e uma experiência de educação intercultural no ensino das artes visuais, nessa escola, envolvendo gênero e etnia e fundada no cotidiano.
Código: |
L112-9788575910245 |
Código de barras: |
9788575910245 |
Peso (kg): |
0,327 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Autor |
MENDES, RICHTER |
Editora |
MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
215 |
Ano de edição |
2003 |