• POSICIONAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS NAS PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM CENÁRIOS INCERTOS

É demasiadamente complexa a investigação epistemológica sobre as pesquisas que abordam as políticas educacionais. Dentre outras razões, isso acontece devido aos diferentes interesses dos pesquisadores que, associados às suas distintas concepções de r ealidade, elegerão uma diversidade de métodos e formas de examiná-las. Os vários artigos desse livro compartilham a tese de que a definição de uma política educacional, como de qualquer outra política pública, é uma construção histórica, que se dá me diante a negociação de interesses e visões de mundo expressas por diferentes grupos sociais. Essa política é carregada de concepções filosóficas de homem, de sociedade, de visões de mundo que, em seu conjunto, ou vistas separadamente, sempre requerem o olhar ético por parte de quem as aborda. Em se tratando de pesquisas em políticas educacionais, a definição do método para examiná-las exige identificar, dentre outros elementos, pressupostos ideológicos, contradições e interesses antagônicos impl ícitos aos discursos que lhes dão origem, bem como a forma como ganham concretudeno movimento dialético que as constituem. Desse ponto de vista, o conjunto dos textos do presente livro expressa a compreensão de que as políticas educacionais devem ser apreendidas como fenômenos dotados de várias dimensões e na perspectiva de sua historicidade e do desvelamento das contradições e mediações no contexto da totalidade na qual se manifestam. (Os organizadores)

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Autor DE, SOUSA
Editora MERCADO DE LETRAS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 452
Ano de edição 2021

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POSICIONAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS NAS PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM CENÁRIOS INCERTOS

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