• A BONITEZA DE ENSINAR E A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE

"Os debates mais medíocres na área da Educação fundam-se sempre em dicotomias: instrução ou educação, ensino ou aprendizagem, métodos ou conteúdos, liberdade ou autoridade, e por aí adiante. Mas os problemas educativos resolvem-se sempre num terceiro termo e não numa confrontação dicotómica estéril. É assim também na formação de professores. A oposição teoria-prática é inútil. A questão central está num terceiro termo - profissão - e tudo o que nele implica de referenciais teóricos e práticos, d e conhecimentos e de cultura, de identidade e de experiência.
Por isso, tenho insistido na importância de trazer a profissão para “dentro” da formação, sem nunca reduzir a profissão à prática. Trata-se de trazer toda a profissão, na sua complexidade e na diversidade das suas dimensões políticas, sociais, culturais e pessoais. [...] “Trazer a profissão” quer também dizer “trazer as escolas”, isto é, aproximar a formação de professores do trabalho pedagógico." - Antônio Nóvoa.

Código: L020-9788575913499
Código de barras: 9788575913499
Peso (kg): 0,478
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,10
Autor MORATO, FERNANDES
Editora MERCADO DE LETRAS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 420
Ano de edição 2015

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A BONITEZA DE ENSINAR E A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE