O livro A CRIATIVIDADE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: DA REPRODUÇÃO à INCLUSÃO, nos é brindado por Vera Lúcia Penzo Fernandes e traz à tona um tema esquecido na história do ensino de arte. Como aponta a autora, um tema imbuído de controvérsias que nasce ram no momento em que o Ensino de Artes no Brasil fundamentava-se na livre expressão, partindo da crítica a práticas reprodutivistas da escola tradicional. Com uma sólida base histórico-cultural, o livro reconstitui os fundamentos, as práticas e as p roposições inclusivas na perspectiva do processo criador tomado como fator de humanização e subjetivação. Sua trajetória de professora na escola pública e atualmente formadora de professores de artes visuais na universidade dá credibilidade aos estud os e propostas socializados no presente livro. Sua trajetória de educadora avaliza a profundidade de seu estudo e sua ligação com o chão da escola legitima sua fala que compreende o universo da prática escolar. Pontuamos nesse breve convite à leitura , aspectos que podem ajudar o leitor a identificar a qualidade do estudo em foco. Primeiramente enfatizamos a importância em reconhecer que, embora a academia tenha abandonado o termo "criatividade" por algumas décadas, as escolas continuaram desenvo lvendo-o, mesmo sem grande profundidade os objetivos continuaram pautados na criatividade. Foi em sua atuação na Prefeitura Municipal de Campo Grande/Mato Grosso do Sul que Vera Penzo, dialogando com os professores no processo de formação continuada, percebeu a necessidade dos professores em abordar o tema criatividade. Outro aspecto, diz respeito a percepção de que o trabalho inclusivo requer mudanças, ênfase no processo criador e, portanto, as redes de ensino, para qualificarem seu projeto de inclusão, precisam abrir-se para o estudo das práticas sócio-históricas e ao mesmo tempo propor novos caminhos. Um terceiro aspecto em destaque no trabalho da autora é o esforço em compreender a criatividade no trabalho pedagógico, no campo do ensino de arte, a partir de um estudo de campo que alimentou as importantes conclusões sistematizadas neste livro em especial no ensino médio e na educação inclusiva. Enfim, temos aqui uma excelente oportunidade de aprofundar esse tema, ora esquecido, ora reinterpretado. Um convite a nos reinventarmos a partir de processos criadores no trabalho docente!
Código: |
L020-9788547301781 |
Código de barras: |
9788547301781 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
PENZO, FERNANDES |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
237 |
Ano de edição |
2016 |