É uma afirmação amplamente difundida e aceita, hoje, a de que a vida nas sociedades contemporâneas tornou-se complexa, confusa, fragmentária e difícil de administrar. Como se vive em um mundo como este? Como se educa e como nos educamos neste mundo? Como nos tornamos pessoas nele? Como acontece a educação quando não é possível vislumbrar com clareza uma direção desejável? Quando há múltiplas possibilidades e diversificados (des)caminhos? Esses e outros questionamentos instigaram a produção de um conjunto de artigos que, de 2003 a 2008, compuseram a rubrica “Cultura e pedagogia”, no jornal mensal A Página da Educação, editado na cidade d’O Porto, em Portugal. Neste livro, a maior parte dos textos é republicada em versões revisadas e, algumas vezes, atualizadas, acrescida de outros, escritos especialmente para ampliar a gama de focos dessa discussão.Os artigos contemplam as variadas formas como educamos e somos educados, como nos tornamos sujeitos de certo tipo em meio às pedagogias da c ultura de nosso tempo. Eles tratam também de como investimos na construção de nós mesmos, de nossas subjetividades, de nossas vidas, inspirados e enleados em textos culturais — que falam de nós e das coisas do mundo.Cada um dos textos fala de um luga r, aborda alguma questão específica, monta uma perspectiva e apresenta sobre ela uma leitura, uma hipótese ou uma tese. Nenhum desses artigos pretende ser uma “lição”, mas todos podem contribuir para a reflexão sobre a educação na cultura contemporân ea da mídia e do consumo. Antes de explicar, gostaríamos de provocar, de instigar. É nesse sentido que, em vez de ser uma proposta, este livro é um convite.
Código: |
L020-9788598271729 |
Código de barras: |
9788598271729 |
Peso (kg): |
0,330 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,30 |
Autor |
Marta Campos de; Rocha, Cristiane Maria Famer |
Editora |
LAMPARINA |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
224 |
Ano de edição |
2009 |