O presente livro trata da relação que existe entre pobreza como valor e aspectos éticos vivenciados no contexto escolar. Examina o ser pobre sob o ângulo da ética cristã e suas implicações na escola, buscando ampliar o conceito de pobreza, que vai mu ito além do difundido pelos organismos econômicos e governamentais. Parte-se do pressuposto de que ser pobre leva a outro entendimento de pobreza: o de viver valor ativamente. Para atender a esse propósito, duas escolas públicas do Distrito Federal f oram pesquisadas, uma situada na zona urbana e outra na zona rural. Dialogou-se com os colaboradores para se conhecerem os contextos escolares e a caracterização da cultura escolar vinculada à situação de pobreza. Por fim, o convite à felicidade. Na condição de ser pobre no espírito há um modo de viver que se contrapõe à hegemonia do pensamento socioeconômico a respeito do pobre.
Código: |
L020-9788539709007 |
Código de barras: |
9788539709007 |
Peso (kg): |
0,397 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,14 |
Autor |
GOMES, DANTAS |
Editora |
EDIPUCRS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
268 |
Ano de edição |
2017 |