• A gênese da sociedade do espetáculo: teatro em Paris, Berlim, Londres e Viena

A celebridade de estrelas dos palcos como Sarah Bernhardt tem ofuscado a importância dos numerosos anônimos que mantinham em funcionamento as engrenagens da vida teatral europeia no século XIX. Provenientes dos mais diversos meios sociais, milhares d e homens e mulheres lançaram-se na aventura do teatro, aproveitando o boom das artes cênicas após 1860, interessados em melhorar de vida ou apenas confirmando uma vocação familiar. O papel fundamental desses desconhecidos na evolução do teatro europ eu é investigado pelo historiador francês Christophe Charle por meio de uma pesquisa criteriosa. Valendo-se de cálculos estatísticos e de documentos inéditos da época, o autor aponta na reconstituição da atividade dos atores, diretores, técnicos e dr amaturgos que o tempo esqueceu uma chave analítica imprescindível para o estudo dos primórdios da sociedade do espetáculo. Espelhos da profunda transformação capitalista vivida pelo Ocidente a partir de meados do século XIX, os palcos das principais metrópoles de então fornecem amostras sociológicas relevantes da classe teatral europeia, permitindo a Charle delinear um panorama histórico da vida cultural no continente. O livro faz parte da coleção História Social da Arte, dirigida por Sergio Mic eli e Lilia Moritz Schwarcz.

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Autor Charle, Christophe
Editora COMPANHIA DAS LETRAS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 416
Ano de edição 2012

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A gênese da sociedade do espetáculo: teatro em Paris, Berlim, Londres e Viena