O livro A importância da implantação da classe hospitalar na casa de saúde indígena, no município de Juína, estado de Mato Grosso apresenta a necessidade de formação diferenciada e contratação de trabalhadores em saúde indígena — nesse caso específic o, o atendimento hospitalar de crianças indígenas por pedagogas ou pedagogos, que devem ser profissionais indígenas para que consigam articular um atendimento que leve em consideração as dimensões histórica, social e cultural desses povos, que aprese ntam uma diversidade étnica bem complexa com sua própria língua e com os saberes e fazeres próprios de cada povo. Nesse sentido, o livro apresenta, também, a história do curso de Pedagogia, o conceito de classe hospitalar, o percurso histórico do mun icípio de Juína e das etnias indígenas presentes nesse território e da Casa de Saúde do Índio (Casai), assim como uma pesquisa sobre as vantagens da implantação da classe hospitalar na Casai. A/O pedagoga/o no ambiente hospitalar contribui para o pro cesso de inclusão da criança/paciente hospitalizada, propiciando, além do aprendizado, um momento de descontração, alegria e motivação. Essa reivindicação denota que o movimento indígena no Brasil tem sido marcado por uma luta e resistência para gara ntir os seus direitos constitucionais, seja a demarcação de seus territórios, seja o acesso a uma educação escolar indígena, assim como o direito à saúde. No momento atual, vivenciamos uma pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), que já ceifou m ilhares de vidas no Brasil, evidenciando que é necessário e urgente pensar e implementar políticas públicas que possam atender às demandas oriundas das comunidades indígenas que têm suas especificidades e necessidades diferenciadas da sociedade não i ndígena.
Código: |
L020-9786525008943 |
Código de barras: |
9786525008943 |
Peso (kg): |
0,170 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
SANTOS, TORSI |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
71 |
Ano de edição |
2021 |