Os textos aqui reunidos são fragmentos do que poderia ser chamado de uma filosofia da educação que tenta lidar com os desafios da educação no presente. Seria artificial e ilusório reivindicar alguma unidade que os conectasse em um projeto intelectual global ou em uma teoria elaborada. No entanto, eles realmente compartilham uma compreensão particular dos desafios e são tentativas de lidar com eles de uma maneira específica. Por isso, o que os textos de fato revelam é uma maneira de conceber a fi losofia da educação, antes de tudo, como uma tentativa de dar forma a uma determinada postura e a um certo ethos. Eles a abordam como trabalho educativo, em primeiro lugar: a filosofia como educação. Tal filosofia é, em certo sentido, crítica e públi ca ao mesmo tempo. Tenta se situar dentro de uma tradição ascética da filosofia, que compreende a crítica, não em termos de julgamento, mas em termos de uma experiência e de uma exposição. Nessa tradição, o trabalho da filosofia é, em primeiro lugar, um trabalho sobre si, isto é, submeter alguém à prova da realidade contemporânea (Foucault), o que implica um entendimento não dos outros, mas de si mesmo como sujeito da ação. Essa submissão de alguém à prova é, portanto, um exercício no contexto d a autoformação e autoeducação.
Código: |
L020-9788582172100 |
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Autor |
MAARTEN, SIMONS |
Editora |
AUTÊNTICA |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
240 |
Ano de edição |
2014 |