• A RECONSTRUÇÃO DA TAREFA EDUCATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA A CRISE E A DESESPERANÇA

Uma das alternativas contra a crise e a desesperança em educação está no processo de entendimento mútuo, real, intersubjetivo e crítico entre todos os envolvidos, a partir de um ponto de vista essencialmente moral. O risco de uma compreensão generali sta e periférica se dá, de modo especial, quando não ocorre um questionamento reconstrutivo, uma análise reflexiva e compartilhada, a partir de vínculos teóricos, sobre as condições objetivas e subjetivas das mudanças no cotidiano pedagógico. Tendo c omo referência vários teóricos, em especial Jürgen Habermas, diz João Francisco que a competência dos profissionais passa pela capacidade de deliberação permanente e reflexão crítica sobre suas práticas. É importante navegar nesse processo de reconst rução de sentido das práticas educativas e reconstruir o horizonte de nossas esperanças numa outra perspectiva ? ampliada, arejada e mais condizente com a múltipla e complexa tarefa educacional. Defende o autor, que para isso, os pressupostos de inov ação precisam ser adequadamente interpretados e recebidos com um amplo debate no campo educacional.

Código: L020-9788587063755
Código de barras: 9788587063755
Peso (kg): 0,210
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,70
Autor LIMA, JOÃO FRANCISCO LOPES DE
Editora MEDIAÇÃO
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 128
Ano de edição 0

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A RECONSTRUÇÃO DA TAREFA EDUCATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA A CRISE E A DESESPERANÇA