• A REFERENCIALIZAÇÃO: UM MODELO PARA A AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

A avaliação da formação de egressos mestres e doutores é um tema bastante delicado no contexto da pós-graduação. Se é consensual a necessidade da avaliação efetivada pela Capes, também é inegável a existência, por parte dos programas de pós-graduação , de críticas e restrições às suas limitações, principalmente no tocante a pouca ou nenhuma avaliação dirigida às atividades formadoras
e seus efeitos na atuação de seus egressos. A criação de novos cursos, expansão dos existentes e o aumento da pro cura por jovens graduados para dar continuidade à formação são indicativos que, somados às críticas e às restrições da avaliação da Capes, conduzem à necessidade de refletir sobre a qualidade desses cursos, bem como construir mecanismos que avaliem o impacto dessa formação. Os capítulos deste livro apresentam o percurso do processo de referencialização, empregado para avaliar os fatores que têm contribuído para o êxito dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação C ientífica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina e o que questiona seus limites. É um livro indicado para pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação interessados em estudos sobre avaliação da formação.

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Autor PICCOLI, RICHETTI
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 304
Ano de edição 2022

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A REFERENCIALIZAÇÃO: UM MODELO PARA A AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO