Ampliação da jornada escolar no ensino fundamental: políticas e práticas da rede municipal de São Paulo é resultado de uma pesquisa desenvolvida entre 2016 e 2018 sobre a gestão de programas de educação integral do ensino fundamental realizados na re de municipal de São Paulo. O interesse pelo tema foi despertado a partir da vivência da autora como professora em projetos de ampliação da jornada escolar nessa rede. A experiência na elaboração e realização de propostas para os estudantes trabalhare m com o audiovisual na escola fora do seu turno regular mobilizou alguns questionamentos: por que alunos e professores gostam tanto dos "projetos de contraturno"? Qual o impacto desses cursos na rotina do gestor escolar? Afinal, é possível desenvolve r uma aprendizagem de qualidade nesse espaço que possibilita dinâmicas tão diferentes da sala de aula? Essas perguntas estão entrelaçadas com reflexões sobre as políticas para a educação básica no Brasil, que, por sua vez, são reinventadas e revistas periodicamente. Nesse campo reflete-se: como os conceitos e experiências de educação integral estão incorporados na docência? Por que ampliar a jornada escolar dos estudantes da rede pública é uma pauta tão presente nas políticas públicas para a edu cação básica?
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Autor |
DE, PAOLIS |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
173 |
Ano de edição |
2020 |