Analfabetismo e alfabetização: representações de professoras alfabetizadoras é fruto de uma pesquisa minuciosa da pesquisadora Maria Reneude de Sá, que analisa em profundidade o pensamento de professoras nativas de uma comunidade quilombola, com o ob jetivo de captar suas representações sobre o problema do analfabetismo e sobre o processo de alfabetização. Para explorar essas representações, a autora apoia-se na concepção defendida por Henri Lefebvre, segundo o qual, para que se compreendam as re presentações dos sujeitos sobre a realidade, é necessário conhecer sua vida cotidiana. É nesse espaço que os sujeitos constroem suas representações, a partir de suas vivências pessoais e de seu grupo social. Adotando essa abordagem, a investigação et nográfica traz a conhecimento do leitor o contexto sociocultural da comunidade e as práticas pedagógicas, desenvolvidas pelas professoras no processo de alfabetização de quilombolas jovens e adultos. A escolha dessa comunidade dá ao livro uma dimensã o extremamente relevante, pela importância histórica da sua descendência do Quilombo dos Palmares, conferindo à obra uma identidade singular, expressa no modo de vida, nas práticas culturais e nos processos de ensinar e aprender imbricados no cotidia no. Pesquisadores, gestores educacionais, profissionais e estudantes da área de educação encontrarão um corpo de conhecimentos – sobre Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação Quilombola - que possibilitará aprofundar a reflexão sob re a formação de professores, na perspectiva de contribuir para mudanças nas políticas e práticas formativas que tragam melhoras efetivas à realidade das populações atendidas. Marina Graziela Feldmann Doutora em Educação
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L020-9788581929972 |
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Autor |
DE, SÁ |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
191 |
Ano de edição |
2016 |