• AS TDIC NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA CONTEMPORÂNEA

A obra ora intitulada As TDIC no cenário da educação: reflexões para a formação universitária contemporânea procura explorar as diferentes práticas multiletradas fomentadas em sala de aula, assim como os desdobramentos dessas ações para o/no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. A pesquisa de natureza bibliográfica se concentrou na análise dos capítulos do livro Multiletramentos em teoria e prática: desafios para a escola de hoje, organizado pelo Professor Doutor Petrilson Pinheir o. Ao longo do referido estudo, observou-se que o uso didático-pedagógico das tecnologias digitais, por parte dos educadores, no ambiente estudantil, contribuiu, favoravelmente, para a potencialização das interações entre os sujeitos/aprendentes, o q ue se mostrou benéfico do ponto de vista das práticas colaborativas de ensino. A partir da mútua colaboração entre os envolvidos — professor e estudantes —, no universo escolar, vislumbrou-se a ressignificação do conhecimento dos aprendizes, tendo em vista a situação de comunicação estabelecida entre eles por meio da metalinguagem. Com isso, os professores também se viram envolvidos com o processo de construção do conhecimento dos educandos e, por conseguinte, potencializaram as suas práticas do saber-fazer docente, atribuindo às suas ações outros sentidos e significados que reverberaram no espaço escolar e fora dele. Trata-se de um estudo relevante que instiga os docentes, discentes e demais atores envolvidos na seara da Educação a (re)pen sarem os seus papéis no universo escolar. Nesse viés, a leitura desta obra se faz necessária para a compreensão e o aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem de todos os envolvidos no espaço formal de aprendizagem. Sem dúvida, o aprofunda mento teórico e analítico dos capítulos selecionados do livro Multiletramentos em teoria e prática: desafios para a escola de hoje é o ponto diferencial que oportuniza uma reflexão crítica em torno das diferentes práticas multiletradas que emergem no espaço educacional. Ante o exposto, convido a todos e a todas a realizarem a leitura da referida obra e, por conseguinte, a mergulharem nas valiosas reflexões trazidas pelas múltiplas vozes que compõem este estudo.

Código: L020-9786525057378
Código de barras: 9786525057378
Peso (kg): 0,391
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor MARCOS, FRANDALOSO
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 291
Ano de edição 2024

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

AS TDIC NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA CONTEMPORÂNEA