Esta importante obra destaca a reflexão em relação à gestão ambiental pública, especialmente das Unidades de Conservação federais, que busca o compartilhamento de responsabilidades, experiências e tomadas de decisão através de processos participativo s. O ICMBio reconhece as UC enquanto espaços educadores, orienta a educação ambiental amparada nos principais documentos globais e aparato legal brasileiro e busca a formação de gestores que sejam capazes de dar o tratamento adequado aos conflitos so cioambientais decorrentes dos processos decisórios no uso e gestão dos recursos naturais. Apesar disso, percebe-se uma fragilidade nos processos educativos realizados nestes espaços, pois, como evidenciado pelo autor, existe uma amplitude de entendim entos e práticas educativas nos territórios onde estão inseridas as UC. Para que a EA possa ser o meio que diminua as dificuldades de relacionamento entre a UC e a sociedade vemos neste livro, o destaque para a necessidade de que a prática institucio nal siga as orientações já definidas de uma EA crítica, emancipatória e dialógica que busque a promoção da participação e envolvimento qualificados para o controle social na gestão ambiental pública.
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L020-9788546227006 |
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Autor |
RICARDO, FERLA |
Editora |
PACO EDITORIAL |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
184 |
Ano de edição |
2024 |