Tem “uma pedra no meio do caminho” da aula de português: no ensino de língua portuguesa, ainda persistem práticas inadequadas e irrelevantes, não condizentes com as mais recentes concepções de língua e com os objetivos mais amplos que se pode pretend er para seu ensino. Os professores não podem mais simplesmente dar as costas aos grandes avanços da investigação científica sobre a linguagem. No entanto, ainda não sabem como traduzir essas inovações em práticas pedagógicas condizentes com uma educa ção efetivamente formadora: “Se não é para ensinar gramática”, costumam dizer, “então é para fazer o quê?" O livro de Irandé Antunes traz um conjunto bem articulado de respostas, que se desdobram em várias outras perguntas, que só podem ser respondid as por pessoas movidas pelo amor à investigação, provocadas pelo desejo de descobrir seus próprios caminhos, sempre conscientes de que a ciência não é a busca de uma “verdade” a ser descoberta, e sim a construção de pontes, sempre provisórias, capaze s de ajudar a gente a se mover sobre as areias movediças do mistério. Irandé Antunes concentra sua atenção em três grandes áreas críticas da educação linguística: a leitura, a escrita e a reflexão sobre a língua.
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Autor |
IRANDÉ, ANTUNES |
Editora |
PARÁBOLA EDITORIAL |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
184 |
Ano de edição |
2003 |