Bezerra da Silva foi um sambista que interpretou canções de compositores oriundos dos morros cariocas, expondo a situação de injustiça e dificuldades em que viviam (e vivem) boa parte dos favelados do Brasil. Entendendo que é fundamental levar em con ta a perspectiva popular também na apreciação dos fenômenos que são objeto dos mais sofisticados estudos acadêmicos, este trabalho busca analisar a forma como ocorre a persecução penal — sobretudo no tocante à atuação policial — a partir de canções c antadas pelo sambista. A crítica tecida no repertório escolhido pelo cantor é um reflexo de sua própria história de vida e abrange aspectos complexos, aos quais a criminologia e as ciências sociais ainda se dedicam e sobre os quais teorizam os pesqui sadores. Associando os conhecimentos científicos à mensagem colhida na musicografia de Bezerra da Silva, esta obra, oriunda de um trabalho de conclusão de curso em Direito, busca melhor compreender os problemas relacionados ao sistema penal — particu larmente à violência policial — tomando como partida a perspectiva de quem “viveu na pele” esse processo, tão deletério quanto presente em nossa sociedade.
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Autor |
BRITO, SANTOS |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
137 |
Ano de edição |
2022 |