Onde começa a História da Música Brasileira? Com a tradição européia, que aqui aporta a partir dos primeiros anos da colonização portuguesa? Com as raízes musicais africanas, tragicamente transplantadas para a realidade cultural brasileira a partir d o estabelecimento da escravidão negra no Brasil Colonial. Ou muito antes, com as melodias e sonoridades produzidas pelos primeiros moradores destas terras, logo chamados de “povos indígenas” pelos invasores europeus? E quanto ao seu futuro? Esta real idade musical brasileira, com tantos começos entrelaçados, para onde caminha, e como caminha? Como constrói e reconstrói a si mesma ao longo desta caminhada? Diante desta complexa realidade musical, de que forma os brasileiros tomam conhecimento das próprias dimensões que o constituem? Apresente obra – parte inicial de um estudo sobre o Brasil e sua música – pretende introduzir precisamente uma reflexão crítica sobre as raízes culturais da música brasileira. Procura-se avaliar a identidade music al brasileira com base em suas três principais dimensões: “a música dos índios brasileiros”, “a componente afro-brasileira” e “a contribuição euro-brasileira”. O capítulo sobre “a contribuição euro-brasileira” está organizado sob a forma de uma sínte se histórica dos estilos de época que se sucederam desde o Brasil de período colonial até o início do século XX. Interrompe-se aí, no ponto em que irá se iniciar a segunda parte desta obra, intitulada “Nacionalismo e Modernismo”, e que corresponde ao s desenvolvimentos da música erudita brasileira no século XX. Com este e o próximo volume, almeja-se abranger a história da música brasileira no chamado âmbito da “musica erudita”, mas discutindo-se também os critérios que permitem ou que impedem uma distinção mais clara entre o “popular” e o “erudito”.
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Autor |
Barros, José D''''Assunção |
Editora |
HUCITEC |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
158 |
Ano de edição |
2011 |