Brecht: Um Jogo de Aprendizagem abre ao leitor brasileiro uma visão pouco conhecida da obra brechtiana: a da peça didática como uma proposta de teatro que abole a presença do espectador e a converte em ação participativa. Todos são atuantes na ação e ncenante. Com base em textos cuja maioria é traduzida pela primeira vez para a língua portuguesa, Ingrid Dormien Koudela extrai criticamente os elementos deste projeto verdadeiramente revolucionário que o autor de Galileu Galilei desenvolveu como alv o explícito, não só do processamento pedagógico e político, mas também estético, deu seu teatro ''''''''para o povo''''''''. Trata-se na verdade da cena pública na sociedade dos iguais. Mas a discussão que percorre as páginas deste livro não se limita ao pro pósito último da ''''''''peça didática'''''''', em que pese a sua importância para o entendimento de todo o universo dramático brechtiano. Na verdade, reunindo em uma síntese original Viola Spolin, Jean Piaget a Brecht, a autora esboça aqui uma autêntica teo ria do jogo de aprendizagem e da educação, propondo inclusive elementos para a sua metodologia e implementação prática. Como observa o crítico Alberto Guzik, por todas essas razões, Brecht: Um Jogo de Aprendizagem é uma leitura de extremo interesse p ara o professor em arte-educação, para o planejador pedagógico e, sobretudo, por ser um estudo do teatro e para o teatro, a quem se dedique a qualquer aspecto da arte dramática.
Código: |
L112-9788527300452 |
Código de barras: |
9788527300452 |
Peso (kg): |
0,250 |
Altura (cm): |
22,50 |
Largura (cm): |
12,50 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Autor |
DORMIEN, KOUDELA |
Editora |
PERSPECTIVA |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
208 |
Ano de edição |
2010 |