A partir da pergunta “Como vou explicar isso a uma criança?”, o Burger King Brasil lançou uma campanha publicitária para celebrar o orgulho LGBTI+. A estratégia criativa da marca se voltou para a produção de um vídeo em que crianças de lares LGBTI+ c ompartilharam seus depoimentos reais sobre vivências familiares. A campanha ganhou notoriedade nas plataformas digitais de redes sociais, gerando intensos debates por meio das hashtags #BurgerKingLixo e #BurgerKingNuncaMais. Em seguida, o apresentado r Sikêra Jr., durante o programa Alerta Nacional, teceu críticas homotransfóbicas à campanha, chamando as pessoas LGBTI+ de “raça desgraçada”. Além disso, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) retomou os debates acerca do Projeto de Lei n.º 504/2020, cuja ementa objetivava proibir a publicidade, por meio de qualquer veículo de comunicação e mídia de material que contenha alusão a “preferências sexuais” e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças no Estado. A c ampanha foi denunciada ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, que julgou a legalidade do posicionamento midiático do Burger King Brasil. Diante desses fatos, o autor desta obra buscou compreender como as narrativas da “publicidade fora do armário” repercutem na sociedade. Para isso, elencou e analisou formações discursivas, que lançam luz sobre a importância de considerar os diferentes contextos políticos e culturais ao analisar a recepção de mensagens publicitárias relacionad as a identidades de gênero e sexualidades. Em um contexto marcado pela intolerância e defesa de princípios moralizantes, os discursos estereotipados relacionados a identidades de gênero e sexualidades podem ser promovidos estrategicamente por motivos políticos, enquanto aqueles que desafiam os preconceitos são frequentemente rejeitados. A outvertising, longe de ser uma apologia às transgeneridades e homossexualidades, pode ser vista como um campo de disputa ideológica, em que diferentes atores p olíticos e sociais interpretam e reagem de maneira variada à mensagem veiculada.
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Autor |
LIMA, JANSEN |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
141 |
Ano de edição |
2024 |