Rousseau e a educação: da educação natural à educação para a cidadania fornece reflexões a respeito da filosofia de Rousseau em contraste à educação. A filosofia rousseauniana realiza-se muito parcialmente na história, porque, justamente, não represe nta a ideologia de uma classe particular/dominante, e sim, a ideologia genérica das classes e setores subalternos. Em outras palavras, representa a ideologia do povo, por oposição ao poder institucionalizado. Nesse sentido, seria uma pretensão falsa atribuir à filosofia de Rousseau uma realização acabada enquanto existir o Estado, como um poder exterior aos indivíduos. No pensamento de Rousseau, o interesse geral não se articula com o interesse de classe. A posição de Rousseau, a respeito da pro priedade privada e da representação política, reflete esse aspecto. Quanto à atualidade do pensamento de Rousseau, essa vem à tona justamente pela quebra histórica dos conceitos correspondentes, tanto no marxismo quanto no liberalismo, que reivindica m para determinadas classes ou grupos sociais, a capacidade de assumir a hegemonia de um processo de transformação que represente um princípio (e uma realidade) de desigualdade e liberdade superiores para os membros da sociedade.
Código: |
L020-9786558202738 |
Código de barras: |
9786558202738 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
ALVES, BARBOSA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
149 |
Ano de edição |
2020 |