• ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO: DA EDUCAÇÃO NATURAL À  EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

Rousseau e a educação: da educação natural à educação para a cidadania fornece reflexões a respeito da filosofia de Rousseau em contraste à educação. A filosofia rousseauniana realiza-se muito parcialmente na história, porque, justamente, não represe nta a ideologia de uma classe particular/dominante, e sim, a ideologia genérica das classes e setores subalternos. Em outras palavras, representa a ideologia do povo, por oposição ao poder institucionalizado. Nesse sentido, seria uma pretensão falsa atribuir à filosofia de Rousseau uma realização acabada enquanto existir o Estado, como um poder exterior aos indivíduos. No pensamento de Rousseau, o interesse geral não se articula com o interesse de classe. A posição de Rousseau, a respeito da pro priedade privada e da representação política, reflete esse aspecto. Quanto à atualidade do pensamento de Rousseau, essa vem à tona justamente pela quebra histórica dos conceitos correspondentes, tanto no marxismo quanto no liberalismo, que reivindica m para determinadas classes ou grupos sociais, a capacidade de assumir a hegemonia de um processo de transformação que represente um princípio (e uma realidade) de desigualdade e liberdade superiores para os membros da sociedade.

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Autor ALVES, BARBOSA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 149
Ano de edição 2020

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ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO: DA EDUCAÇÃO NATURAL À  EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

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