• TURISMO & CAPITAL

A obra que Rodrigo Meira Martoni consagra à teoria crítica do turismo constitui uma grande honra para os que se dedicam à pesquisa e à reflexão. Além disso, ela é para mim uma fonte de emoção e de esperança, porque aparece exatamente 21 anos depois d a dissertação que apresentei em 1998 e que introduzia a questão do método como um problema central para uma epistemologia do turismo. Falar do turismo como uma teoria social, elevando-o a um objeto de conhecimento, constitui uma autêntica provocação que pode apresentar-se em cenários intelectuais diversos, cuja unidade sobre seu aporte de cientificidade, no entanto, ainda não foi estabelecida. Ao ouvir a palavra "turismo", há quem se sinta tomado por desdém quanto a sua reflexão e teorização, fa to que leva à adesão a uma posição "reificada" ou promove a ilusão de que a realidade é somente o percentual quantificável ou experimentado pelo "eu". Assim, o turismo reduz-se à reprodução das práticas expressas pela gestão dos destinos, planejament o de produtos, criação de roteiros, políticas de ocupação de espaços, estudos de oferta e demanda e relatos de experiências inusitadas de turistas em lugares exóticos. A obra em tela é um exercício intelectual de superação e de desmistificação do tur ismo como objeto desenraizado da materialidade social. Na construção de uma trilha de superação das análises positivistas, o autor, na perspectiva materialista-histórica-dialética, apresenta sua tese compreendendo o turismo "como importante controlad or social ou uma espécie de instrumento de restrição à liberdade". Ao ser absorvido como mercadoria, reduz-se a um processo de compra e venda, em uma dinâmica na qual as próprias necessidades humanas acabam situadas em segundo plano no conjunto das r elações sociais. O prosseguimento da análise atualiza, com muita competência, a importância de outra ética nas relações de produção sob o prisma da justiça, a qual seria formada a partir das contradições e dos antagonismos próprios à "ética" capitali sta, e não pura e simplesmente pelas ideias. Nesse sentido, o autor expõe e questiona as formas de exploração do trabalho no setor pelo capital e aponta suas diferentes expressões e implicações sociais e espaciais. Assim como a ética individualista t rata as questões que formam o espaço apropriado pelo turismo, maximizando a lógica do capital enquanto relação social &ndash como força objetiva e racional de e para uma classe que domina &ndash , tal processo invade subjetividades, via alienação, e

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Autor MEIRA, MARTONI
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 397
Ano de edição 2019

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TURISMO & CAPITAL

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  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ