Este livro traz evidências de como a profissão docente foi gradativamente influenciada pela presença de profissionais negros e negras e suas expectativas sobre essa função. A obra resgata narrativas de professoras e professores desde suas experiência s como alunos até a efetivação profissional na docência. Desvela os caminhos pelos quais pessoas negras oriundas de famílias socialmente excluídas trilharam para alcançar o sucesso na escola e na profissão docente. Analisa as estratégias empreendidas por famílias de alunos carentes para garantir a permanência dos filhos na trajetória escolar até a universidade. Realça a relevância do papel da família pobre e carente no sucesso escolar dos filhos, e identifica o posicionamento de professoras e pr ofessores negros em relação às cotas ou reservas de vagas nas universidades públicas. Aborda questões de racismo, preconceito e discriminação que permeiam as relações estudantis no ambiente escolar, e resgata pesquisas que mostram como negras e negro s conseguiram adentrar na profissão docente em pleno período escravista. A obra considera também o importante papel desempenhado pelas mulheres na educação e as diferenças de gênero desde a origem da profissão docente até as primeiras décadas do sécu lo XXI, e como a mulher negra criou situações para aprender a ler e escrever na intenção de alfabetizar seus próprios filhos.
Código: |
L020-9788547308018 |
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Autor |
JORGE, FERNANDES |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
189 |
Ano de edição |
2017 |