• Educação e cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo

A coletânea Educação e Cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo, organizada pela professora Luciana Marino do Nascimento, traz um conjunto de textos de professores e pesquisadores de universidades, sobretudo da Universidade Federal do Acre, acerca da Educação Escolar. Esses textos contêm desde dados acerca da Educação escolar primária do início do século passado até análise das políticas de alterações dos currículos de cursos universitários da década de 1990, passando por discu ssões pertinentes à educação inclusiva e à educação a distância esses temas são tratados de perspectivas histórica, sociológica, psicológica e pedagógica. Se há diversidade de temas, eles são internamente associados, sem que haja necessariamente in tenção dessa relação. Assim, em um dos textos, há a informação que nas escolas do início do século passado encontra-se a tendência a incluir alunos de ambos os sexos e jovens e adultos que possam ter dificuldade de frequentar a escola durante o dia, prenunciando a atual discussão sobre a educação inclusiva apresentada em outros textos em um texto que analisa gestões de governadores do Estado do Acre, mostra-se a ausência de convergência entre propostas e realizações, ao passo que outro indica a s pressões que sofrem as universidades para se modificarem em conformidade com o mercado em ambos apresenta-se a política pragmática que não se refere diretamente à cidadania, mas a proximidade de propósitos políticos e/ou econômicos. É comum aos t extos considerar a educação como um direito social, e um deles denuncia que esse direito, nos últimos tempos, tem se transformado em serviço prestado, podendo dessa forma, não ser oferecido somente pelo estado. A contraposição real, e não de perspect iva de análise dos autores, a essa transformação aparece em outro texto que indica as múltiplas funções dadas ao estado pelos que dirigiam o território do Acre no início do século passado para promover a integração social. De um lado, um estado que p romove em diversas áreas as condições para a existência de um indivíduo democrático, de outro, o estado deve formar para o mercado. O desenvolvimento da aptidão para a leitura e o reconhecimento da linguagem de sinais brasileira, a expansão da cultu ra pelos novos meios de comunicação, que possibilitam ampliar a educação a distância, indicam também a reflexão sobre a inclusão social. A discussão sobre o currículo e a transdisciplinaridade indicam a pós-modernidade que se deriva e se contrapõe à

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Autor Lima, Elizabeth Miranda de
Editora LETRA CAPITAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 244
Ano de edição 2014

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Educação e cultura face aos desafios do mundo moderno e contemporâneo