Criação e processos artísticos em sala de aula: um olhar de Maurice Merleau-Ponty trata da necessidade emergente de uma educação que pense as condições humanas na sociedade. Propõe voltar o olhar/entendimento/imaginação do mundo às operações concreta s do sujeito, em sua estrutura existencial, refletido na vivência e experiência. Desse modo, a autora retoma em seu processo de criação, dos alunos e dos artistas, como Paul Cézanne (1839-1906) e Frans Krajcberg (1921-2017), as vias de investigação a rtística, em que procura compreender como se dá o conhecimento significativo da arte na práxis pedagógica. Um estudo teórico-prático-artístico realizado com alunos do ensino fundamental no ciclo I, rede pública do estado de São Paulo. Longe de se con stituir em um método a ser aplicado, intenciona ao leitor “reaprender a ver o mundo”, concepção sustentada pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Conversas com Gaston Bachelard (1884-1962) e John Dewey (1859-1952), entre outros, tam bém nos convidam a repensar a arte e a educação em seu tempo-espaço histórico, diante das questões socioeconômicas e culturais. Uma obra para os apreciadores das ciências sociais em diferentes categorias de estudantes, profissionais e investigadores, que se dispõem a percorrer o caminho da curiosidade.
Código: |
L020-9788547319151 |
Código de barras: |
9788547319151 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
KRETZER, RODRIGUEZ |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
163 |
Ano de edição |
2018 |