• CRISE DA ESCOLA E POLITICAS EDUCATIVAS

Quem se deu ao justo lazer de uma ida ao cinema para assistir a filmes recentes reparou o número dos que têm a escola como foco. Os patéticos contrastes postos em Pro dia nascer feliz, retratos sem retoques de muitas de nossas escolas, se cruzam com o trágico da escola francesa no filme Entre os muros da escola, passando pelo contexto de violência que cerca nossos estabelecimentos em Verônica. Dentro de um quadro em que dominam o precário, o distanciamento, a discriminação e a violência, parece que se salvam os professores. São eles ainda que, mesmo estafados, trazem consigo o horizonte da emancipação, da concepção fundante da escola democrática e na contracorrente de um sistema individualista, competitivo e absorvente. Esse retrato não é i nfundado. Estamos diante de um realismo cruel e contraditório que nos assusta. Por outro lado, nunca a educação escolar esteve tanto na pauta dos mais diversos atores sociais. E por que se chegou a esse resultado? Mais do que isso: como se deixou che gar a tal ponto em que uma profissão e uma instituição capazes de fluir de uma concepção emancipatória se veem extenuadas, pouco atraentes e sob o jugo do descrédito? Este livro nos ajuda a penetrar nessa área e, aí, buscar compreender os condicionan tes de um processo de produção de uma realidade crítica, na qual se mesclam filosofias em ação como resultantes de políticas em curso nas diferentes conjunturas. Lê-lo é um convite a entender para transformar.

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Autor BARTOLOZZI, FERREIRA
Editora AUTÊNTICA
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 320
Ano de edição 2009

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CRISE DA ESCOLA E POLITICAS EDUCATIVAS