• CULTURA, DIALÉTICA E HEGEMONIA: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

A "libertação" e a "hegemonia" são paradigmas fundamentais para entender a história das ideias e o processo político-pedagógico da segunda metade do século XX no Brasil, na América Latina e no assim chamado mundo globalizado. As concepções que elas e xpressam continuam atuais e fecundas, porque os problemas diante dos quais surgiram persistem e se agravaram. A osmose entre o pensamento de Paulo Freire e Antonio Gramsci representa uma das maiores contribuições para a educação e a filosofia polític a brasileira e latino-americana. Eles não se excluem, pelo contrário, complementam-se e se enriquecem. No Brasil, a utilização de muitos conceitos de Gramsci e sua "tradutibilidade" não podem prescindir da filosofia, da economia, da teologia e da ped agogia da libertação aqui elaboradas. A árdua conquista da hegemonia popular no Brasil passa pelo aprofundamento do processo de libertação e esta se completa na conquista da hegemonia. O entrelaçamento das duas evita a adoção de ideias mesquinhas de política e de partido e torna-se uma arma poderosa para superar a concepção de poder como dominação e entendê-lo como "relação pedagógica" entre pessoas livres e sociabilizadas que rompem com o capitalismo, com as modernas formas de colonização, com o paradigma governante/governado, Norte/Sul, centro/periferia.

Código: L020-9788547340933
Código de barras: 9788547340933
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor MARGIT, SCHÜTZ-FOERSTE
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 345
Ano de edição 2020

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

CULTURA, DIALÉTICA E HEGEMONIA: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO