• Currículo, cultura e educação matemática: Uma aproximação possível?

Apesar de termos hoje um número significativo de pesquisas sobre currículo no Brasil, boa parte ainda não está incorporada às discussões envolvendo a matemática escolar. Esse livro busca preencher essa lacuna ao aproximar, confrontar e articular idei as desses dois campos afins, para analisar o papel das disciplinas escolares em face das questões da contemporaneidade.Ao entender a matemática como prática social, cultural e política, o autor defende um ensino mais igualitário, pautado não só nos s aberes institucionalizados, mas também naqueles que pertencem ao repertório e à subjetividade de cada aluno. Para isso, constrói uma proposta alicerçada em teorias curriculares e educacionais em consonância com a etnomatemática, que se apoia, sobretu do, no fortalecimento da diversidade, com a educação matemática crítica, que se preocupa com os aspectos políticos da área, com a modelagem matemática, que é peça importante dos debates envolvendo a matemática escolar e as relações de poder, e com a enculturação matemática, que apresenta uma proposta de currículo centrada na dimensão cultural.

Código: L020-9788544900642
Código de barras: 9788544900642
Peso (kg): 0,280
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,20
Autor Godoy, Elenilton Vieira
Editora PAPIRUS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 240
Ano de edição 2015

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Currículo, cultura e educação matemática: Uma aproximação possível?