Currículo escolar e epistemologia social insere-se no movimento dos educadores interessados em compreender a forma como os sujeitos elaboram suas concepções e as transformam em ação, seja no âmbito escolar, seja no âmbito das políticas em educação. P or meio de uma ampla investigação com um grupo de educadores de uma escola pública do município de Blumenau-SC tendo os significados elaborados sobre o currículo escolar como objeto de pesquisa e a epistemologia social como perspectiva de análise , C arin Carvalho Brugnara apresenta a relevância da investigação histórica da escolarização, articulada com a compreensão das práticas discursivas, especificamente dos sistemas de raciocínio e de conhecimento que nela circulam, como alternativa para com preender os padrões que determinam o pensar e o fazer na educação, bem como os efeitos de poder em circulação. Assim, a obra propõe-se a discutir como os regimes de verdade são construídos, estabelecendo relações entre a constituição histórica de um dado período, as políticas curriculares vigentes e os discursos que circulam nos processos de escolarização. A leitura desta obra é especialmente recomendada para professores, pesquisadores e gestores do campo da educação interessados em compreender como se constituem os discursos e as práticas que circulam nas escolas, produzindo efeitos normativos.
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Autor |
CARVALHO, BRUGNARA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
213 |
Ano de edição |
2020 |