• DAS “ESCOLAS” DE RITOS DE INICIAÇÃO DE PASSAGEM DOS MENINOS E DAS MENINAS EM MOÇAMBIQUE ÀS ESCOLAS OFICIAIS: OS POSSÍVEIS PONTOS DE CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS

O etnocentrismo cultural, religioso e acadêmico português, o avanço das tecnologias e o fenômeno da urbanização e da industrialização não garantiram o desaparecimento da prática educacional dos ritos de iniciação masculinos e femininos nas culturas a ncestrais moçambicanas. Essa prática não só sobrevive como também se tornará mais significativa. Os ritos de iniciação, com suas provas, suas incisões e seus jejuns, subsistem nas diversas sociedades moçambicanas. Eles continuam a ser observados como costumes, tradições e elementos do patrimônio cultural moçambicano. Embora “civilizados”, industrializados, urbanizados, cristianizados, islamizados, escolarizados, os meninos e as meninas vão à “escola“ de ritos de iniciação com o objetivo de serem “iniciados nas tradições” ancestrais, pois isso é visto como um processo de educação das novas gerações. A educação dada nos ritos de iniciação constitui um dever sagrado e diz respeito à geração adulta, visando integrar os meninos e meninas no seu meio social e cultural e fazendo com que eles sejam participantes ativos no desenvolvimento da sociedade a que pertencem.

Código: L020-9786556234649
Código de barras: 9786556234649
Peso (kg): 0,383
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,17
Autor ARMANDO, VICENTE
Editora EDIPUCRS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 328
Ano de edição 2024

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

DAS “ESCOLAS” DE RITOS DE INICIAÇÃO DE PASSAGEM DOS MENINOS E DAS MENINAS EM MOÇAMBIQUE ÀS ESCOLAS OFICIAIS: OS POSSÍVEIS PONTOS DE CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS