• DE TERRAS INDÍGENAS À PRINCESA DA SERRA FLUMINENSE: O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DA PROPRIEDADE CAFEEIRA EM VALENÇA (PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO, SÉCULO XIX)

De Terras Indígenas à Princesa da Serra Fluminense... investiga como a cidade em que hoje é Valença/RJ se tornou a “princesinha da serra”, terra de grandes Barões do café e de desbravadores de matas até então intocadas. Este livro revisita essa histó ria para recontá-la a partir das disputas travadas por indígenas, agregados, posseiros e senhores pelo direito ao exercício da propriedade da terra. Essa mudança na maneira de olhar para o passado, representa o reconhecimento de que as terras em que se formou Valença e, tantas outras Brasil adentro eram ocupadas por indígenas, antes de serem invadidas pelo colonizador “branco”, de que agregados e posseiros tinham seus próprios projetos de vida, que se defrontava com os dos senhores, e que os Bar ões disputavam entre si e com os representantes do Estado Imperial a expansão de suas fazendas.

Código: L020-9788546218790
Código de barras: 9788546218790
Peso (kg): 0,430
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,20
Autor MELO, ALVARENGA
Editora PACO EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 376
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

DE TERRAS INDÍGENAS À PRINCESA DA SERRA FLUMINENSE: O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DA PROPRIEDADE CAFEEIRA EM VALENÇA (PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO, SÉCULO XIX)