Uma das alternativas contra a crise e a desesperança em educação está no processo de entendimento mútuo, real, intersubjetivo e crítico entre todos os envolvidos, a partir de um ponto de vista essencialmente moral. O risco de uma compreensão generali sta e periférica se dá, de modo especial, quando não ocorre um questionamento reconstrutivo, uma análise reflexiva e compartilhada, a partir de vínculos teóricos, sobre as condições objetivas e subjetivas das mudanças no cotidiano pedagógico. Tendo c omo referência vários teóricos, em especial Jürgen Habermas, diz João Francisco que a competência dos profissionais passa pela capacidade de deliberação permanente e reflexão crítica sobre suas práticas. É importante navegar nesse processo de reconst rução de sentido das práticas educativas e reconstruir o horizonte de nossas esperanças numa outra perspectiva ? ampliada, arejada e mais condizente com a múltipla e complexa tarefa educacional. Defende o autor, que para isso, os pressupostos de inov ação precisam ser adequadamente interpretados e recebidos com um amplo debate no campo educacional.
Código: |
L020-9788587063755 |
Código de barras: |
9788587063755 |
Peso (kg): |
0,210 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,70 |
Autor |
LIMA, JOÃO FRANCISCO LOPES DE |
Editora |
MEDIAÇÃO |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
128 |
Ano de edição |
0 |