A aprendizagem da Matemática nos anos iniciais é essencial para o sucesso dos alunos na escola e não é tarefa fácil para nenhum professor. A construção do conhecimento matemático realiza-se num processo em que avanços e recuos são mesclados com dific uldades e desafios das crianças, e é essencial que se acompanhe atentamente suas ações e reações, suas necessidades e formas de responder às situações-problema apresentadas. Nesse sentido, a narrativa de Anastácia Maldaner vem contribuir com professo res e gestores de forma surpreendente, uma vez que ela articula os fundamentos teóricos a uma prática educativa de sucessivo questionamento aos alunos, relatando e analisando suas diferentes ideias ao aprender os fatos fundamentais da Matemática. Ilu stra sua narrativa com interessantes diálogos que revelam muitas e surpreendentes descobertas ao longo de todo percurso. Nos dois primeiros capítulos, a autora faz um resgate da história do número para a melhor compreensão do Sistema de Numeração Dec imal e Posicional. Relata a seguir, em capítulos específicos, como levar os alunos à compreensão dos fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, dando ênfase, na divisão, à ideia de medir e de repartir, nem sempre trabalhada nas escolas, e a interessantes atividades com medidas de comprimento e o uso do sistema monetário. Apresenta, também, várias sugestões de atividades lúdicas, com o uso do material multinumérico, e jogos, como os Jogos Nunca 4, Nunca 5, Nunca 6 e Nunca 1 0, que auxiliam na compreensão do Sistema Decimal de Numeração. Sobressai, em todos os capítulos do livro, a postura mediadora de Anastácia Maldaner e sua defesa de uma prática problematizadora para a formação de crianças autônomas, críticas e reflex ivas.
Código: |
L020-9788577061082 |
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Autor |
MALDANER, ANASTÁCIA |
Editora |
MEDIAÇÃO |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
240 |
Ano de edição |
0 |