• APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E INCLUSÃO SOCIAL: PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA UMA ESCOLA REFLEXIVA

Aprendizagem matemática e inclusão social é uma contribuição para os educadores que buscam a superação das práticas excludentes na escola, sobretudo no ensino da Matemática. Via de regra, essa disciplina constitui-se como o campo de saberes que mais exclui os alunos dos processos de aprendizagem, impedindo-os de usar tais conhecimentos em suas vidas, a fim de aspirar conquistas e avanços pessoais. A autora combina, de forma atraente, a experiência pessoal enquanto deficiente visual, portanto, co nhecedora dos processos de exclusão no cotidiano escolar, com a formação acadêmica e experiência profissional na área da Psicopedagogia. Para ela, culpabilizar a vítima é uma prática social presente nas famílias, escolas e espaços de convivência, a q ual compromete de forma avassaladora a vida de milhões de pessoas desprovidas de autoestima, sem conseguirem corresponder às aspirações de seu entorno. Essas aspirações baseiam-se em modelos e padrões preestabelecidos. Por fim, a intervenção realizad a em uma escola de periferia da cidade de Vitória (Espírito Santo) com crianças rotuladas como “não aprendizes” busca refletir sobre as implicações do lugar de pesquisadora-professora, ocupado pela autora, cujas relações foram baseadas no afeto e na apaixonante vinculação com o conhecimento, pautando-se nas interações sociais que produzem e reconstroem os saberes escolares, sobretudo em momentos de atividades em grupo.

Código: L020-9786525046785
Código de barras: 9786525046785
Peso (kg): 0,280
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,10
Autor FERREIRA, SANTANA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 177
Ano de edição 2023

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E INCLUSÃO SOCIAL: PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA UMA ESCOLA REFLEXIVA