Em um momento em que a infância sofre ataques por parte dos apelos midiáticos ao consumo, pela escassez de espaços públicos planejados para ela, pela falta de segurança, pela institucionalização e escolarização precoce etc., a proposta deste livro é discutir o brincar como componente fundamental no desenvolvimento infantil. A escola como ambiente de aprendizagem não pode deixar o brincar em segundo plano, para momentos de descanso ou como premiação. Ao contrário, o brincar, por sua inerência na vida da criança, deve ser a diretriz curricular e estar presente em todos os momentos. O estudo realizado em uma creche pública constatou que, mesmo com uma proposta de educação integral, com um ambiente aconchegante, que convida para o brincar, aind a existe uma barreira que impede a sua efetivação na prática, pois os horários destinados a essas atividades são mínimos e orquestrados, não possibilitando à criança a escolha sobre o que, como e em que tempo pode brincar tudo é preparado e direcion ado pelo adulto. A análise aponta para um contexto educacional complexo, com práticas autoritárias e dicotomizadas, envoltas em um cenário aparentemente lúdico.
Código: |
L020-9788547309725 |
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Autor |
ADELAIDE, JOIA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
125 |
Ano de edição |
2018 |