• COMPLEXIDADE E DIALOGIA EM EDUCAÇÃO: BASES EPISTEMOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO VIRTUAL CONTINUADA E O CURRÍCULO EM AÇÃO

A obra Complexidade e dialogia em educação: bases epistemológicas para a formação virtual continuada e o currículo em ação mostra um novo paradigma de educação, currículo e formação de educadores para uso das tecnologias e dos ambientes virtuais de a prendizagem (AVA). A autora criou e analisou uma experiência de formação continuada de docentes em ambiente digital, por meio da metodologia da pesquisa-ação qualitativa, associada à análise de conteúdo (AC) e à técnica do emparelhamento. O estudo fo i organizado em dois planos: o plano da formadora e o plano da pesquisadora. No primeiro plano, a formadora, após ter criado e desenvolvido, junto a uma equipe, um curso livre de Metodologia e Prática do Ensino de Línguas – uma experiência de aprendi zagem colaborativa, no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc –, descreve-o. No segundo plano, a pesquisadora se desloca da descrição do curso para uma análise global crítica e reflexiva das contradições entre o planejamento e o desenvolvimento, en tre a tecnologia e sua aplicação e entre a teoria e a prática do curso, que se tornou objeto de pesquisa, por meio do cotejo entre categorias de análise. As categorias originaram-se da teoria da complexidade, auto-organização e dialogia
e se distrib uíram para o tratamento das emergências e incongruências na interação tecnologia e operacionalização para compreender as contradições da dinâmica ao interpretar os discursos dos participantes nos fóruns para estudar a linearidade e a não linearidad e entre teoria e prática no ensino-aprendizagem em ação. Fez-se necessário um deslocamento “exotópico” da coordenadora e formadora para a pesquisadora, a fim de se extrair uma síntese, não conclusiva, do aprendizado para fundamentar uma proposta de p lanejamento aberto a um currículo de educação continuada em ambiente virtual estruturado na pedagogia dialógica e complexa “para” e “em” ação.
Este livro é destinado a estudantes, pesquisadores, docentes da área das humanas e, por centrar-se na abor dagem epistemológica ou da teoria do conhecimento, pode ser bastante útil para professores de todas as áreas do conhecimento que desempenham com seriedade, senso de justiça e responsabilidade social seu papel de educador de gerações.
A educação e a formação continuada ambientes virtuais de aprendizagem epistemologia da complexidade dialogia, currículo em ação constituem a nomenclatura-chave deste livro.

Código: L020-9786525011059
Código de barras: 9786525011059
Peso (kg): 0,340
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor AMBONI, STADTLOBER
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 241
Ano de edição 2021

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

COMPLEXIDADE E DIALOGIA EM EDUCAÇÃO: BASES EPISTEMOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO VIRTUAL CONTINUADA E O CURRÍCULO EM AÇÃO