O livro Cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG e a questão da politecnia aborda os elementos que cimentaram a política para a educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil nas últimas décadas. Nesse pavimento estabeleceu-se o impasse entre a estrutura legal e a real possibilidade de implementar a formação integrada e politécnica nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A obra parte da perspectiva da formação integrada em sua relação com a politecnia. Nessa concepção, além de tornar-se apto para o mercado, o trabalhador obteria uma formação completa, de cunho omnilateral. O currículo integrado constitui uma proposta originada nas concepções marxianas de educação e incorpora a concepção de politecnia e omnilateralidade . Politecnia implica uma formação que encerre as relações entre os conhecimentos de modo a promover uma formação sólida, que abrigue a capacidade de atuação profissional, a capacidade de gerir os meios produtivos e a compreensão do mundo em sua total idade. Tendo isso em vista, procura-se compreender em que medida é possível pensar a formação politécnica via consolidação do currículo integrado nos cursos técnicos do IFG, a partir do posicionamento dos gestores e professores dessa instituição. Bus ca-se esclarecer o que esses sujeitos entendem por politecnia e até que ponto acreditam que ela possa ser efetivada nesses cursos. A autora evidencia como grande parte dos professores demonstra não conhecer o princípio da politecnia e como os gestore s apresentam uma adesão a essa concepção, apesar de pouco perceptível na estrutura documental da instituição, levando a crer que politecnia, formação integrada e omnilateral somente são aceitas em termos formais, em que pese todo o espaço de possibil idades de discussão dos últimos anos e a estruturação legal desalinhada com o empreendimento da formação integrada.
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L020-9788547312381 |
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Autor |
SOUZA, SILVA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
109 |
Ano de edição |
2018 |