• DA CURIOSIDADE À ELABORAÇÃO DE SENTIDOS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Neste livro, busca-se apresentar uma investigação sobre que sentidos os licenciandos em Física tecem para as histórias em quadrinhos direcionadas ao ensino de ciências da natureza. Para estabelecer este estudo, procurou-se discutir a inserção das his tórias em quadrinhos na formação de professores de Física, a partir da perspectiva materialista de Vigotski. Em meio ao modelo materialista, adotou-se como unidade de análise a natureza da curiosidade para as histórias em quadrinhos no ensino de Físi ca. Desse modo, analisou-se a trajetória formativa de dois aprendentes da docência em sua historicidade e as interações estabelecidas por eles com as atividades formativas que pautaram a apreensão das histórias em quadrinhos como elemento de ensino. O arcabouço analítico foi estruturado tanto a partir de elementos da teoria histórico-cultural de Vigotski como de constructos da perspectiva humanista de Paulo Freire. Nessa via, a construção dos dados aqui apresentados se deu por meio da constituiç ão de quatro movimentos de curiosidades, os quais foram tecidos a partir das ações que levaram os aprendentes a se engajar com as histórias em quadrinhos e, de igual modo, abarcaram em si as atividades formativas que esses aprendentes organizaram par a apreender esse elemento. Por conseguinte, enfatizamos as curiosidades dos aprendentes, os sentidos atribuídos às histórias em quadrinhos, assim como as situações e os modos como as curiosidades se complexificaram e os sentidos se estruturaram. Os r esultados apontaram como estruturas significativas para a atribuição de sentidos os modos singulares como os aprendentes internalizaram esse elemento as discussões promovidas pelos coletivos de aprendizagens sobre as histórias em quadrinhos as pers pectivas formativas adotadas nas aulas de formação de professores a pluralidade de atividades que compuseram as disciplinas formativas e as temáticas problematizadas no estágio supervisionado. Logo, o panorama articulado permitiu destacar alguns dos sentidos tecidos pelos aprendentes para as histórias em quadrinhos, entre os quais está a sua interpretação enquanto linguagem mediadora para engajar estudantes em discussões científicas meio para dar centralidade às ações dos estudantes estratégi a de ruptura com a rotina escolar recurso cultural condicionado ao contexto histórico-cultural ação crítica e criativa dos docentes e arte de contestação e reflexão.

Código: L020-9786525048581
Código de barras: 9786525048581
Peso (kg): 0,406
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor FERNANDES, VIEIRA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 306
Ano de edição 2023

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

DA CURIOSIDADE À ELABORAÇÃO DE SENTIDOS: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA